segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Cuidados para com o seu "piercing"

• Lave as mãos com sabonete anti-séptico antes de tocá-lo.

• Lave a boca com anti-séptico bucal diluído em água após as refeições.

• Limpe o piercing somente duas vezes por dia, na fase de cicatrização.

• Não permita que outras pessoas toquem em seu piercing sem lavar as mãos.

• Evite sauna, piscina, banho de mar, lagoa e excesso de sol.

• Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides, irritação da pele. Isso forma um vermelho escuro ao redor do piercing, podendo levar até à rejeição.

• O piercing só pode ser trocado ou retirado quando o local perfurado já estiver completamente cicatrizado.

• Evite roupas justas e sintéticas que fiquem em contato com o piercing, pois dificultam a respiração da pele.

• Não submeta seu piercing a nenhum atrito.

• Stress, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença podem prolongar o período de cicatrização.

• Não tenha contato com fluídos de outras pessoas, como suor, saliva, secreções, sangue, etc.

• Deixe longe de seu piercing, cosméticos, bronzeadores, perfumes, roupas de cama suja, aparelhos de telefone ou qualquer objeto de uso público. As infecções são causadas pelo contato com bactérias e fungos que podem estar em qualquer lugar.

• Para limpar o piercing, utilize um sabonete anti-séptico e aplique sobre o local, girando lentamente a jóis. Certifique-se que não ficou nenhum resíduo ou secreção.

• Só toque no piercing quando estiver limpando.

• Para a cicatrização dos piercings bucais, chupe gelo e beba água gelada nos três primeiros dias. Evite beijos e alimentos apimentados.

• Não aplique sobre o piercing álcool, água oxigenada, mertiolate, mercúrio e pomadas que não sejam indicadas por um profissional.

Complicações na cicatrização e no uso

Oral
Alguns dos problemas mais comuns com o piercing oral é ocorrer inflamação da gengiva e fratura dentária. Além disso, mas um pouco menos freqüente, podem ocorrer casos em que a peça é engolida ou em que a pessoa perde o paladar. Em raríssimos casos, a língua fica muito inchada, o que pdoe obstruir as vias aéreas e impedir a respiração.
Cicatrização: de uma a duas semanas.
Rosto e corpo
Entre aqueles mais usados pelos jovens e adolescentes, o piercings colocados na orelha são os que menos costumam infeccionar. "Eles perfuram uma região pouco irrigada e de fácil higienização, além de ser descoberta", afirma Elisabete Almeida, médica especializada em educação médica para a população e diretora do Departamento de Educação Médica da Associação Paulista de Medicina.
Nos mamilos, a coisa pode complicar um pouquinho. A jóia pode causar abscesso de mama, devido ao pus acumulado por processo inflamatório. A contrário do que muitos pensam, a colocação de piercing nos mamilos não atrapalha a amamentação.
Cicatrização: nariz, um mês; queixo, uma a duas semanas; lábios, de uma a duas semanas; sobrancelha, de uma a duas semanas; umbigo, de seis meses a um ano; mamilo, de uma a duas semanas.
Genitais
Apesar de aumentar muito o prazer, segundo relatos de quem o fez, o piercing genital é muito perigoso, pois pode provocar irritações, quelóides e até rejeição. Eles ficam em uma parte do corpo úmida, quente e de pouco respiração e são freqüentemente roçados em roupas, sejam elas apertadas ou não.
Cicatrização:
- Masculinos: glande, duas a três semanas; saco escrotal, uma a duas semanas; pele que fica baixo da glande (frenun), uma a duas semanas; abaixo do saco escrotal, perto do ânus (guiche), uma a duas semanas.
- Femininos: capuz do clitóris, uma a duas semanas; clitóris, uma a duas semanas, lábios internos, uma a duas semanas; lábios externos, duas a três semanas.
Rejeição
A rejeição ocorre em várias situações. Quando a perfuração é superficial, ela fecha com muita facilidade, expelindo o piercing. Pode haver rejeição também quando o tamanho, o material e o peso do piercing não são comportados pelo local do corpo escolhido para a perfuração. Além disso, a aplicação de produtos inadequados na época de cicatrização e a colocação de forma equivocada podem provocar a rejeição do piercing pelo corpo.
Tipos de piercing
Os piercing podem ser colocados em diferentes partes do corpo: desde a sobrancelha, até na região genital, passando pela língua, mamilos, orelha e nariz. Eles podem ter dois objetivos: o de exibição e o de puro prazer, afinal, poucos poderão ver um piercing que for colocado no clitóris, por exemplo. Antes de fazer sua perfuração, olhe trabalhos antigos do profissional e vá a um studio por indicação de um amigo ou conhecido.
Boca
Lábios - argolas.
Língua - barbel retos (feito frente da língua pode levar à perda do paladar)
Língua frenun - argola (colocada na pele abaixo da língua)
Rosto
Nariz - argolas ou nostril (bolinha).
Nariz frenun - ferradura ou argola.
Sobrancelhas - argolas ou barbel.
Orelha - argolas, nostril ou alargadores.
Queixo - argolas, labrets bolinha ou labret spike.
Corpo
Umbigo - argolas ou banana bell.
Mamilos - argolas ou barbel.
Genitais
Frenun - argola (colocada abaixo da glande).
Ampallang - halteres (introdução de uma jóia na glande, de ponta-a-ponta).
Pirrace Albert - argola, entre a uretra e a glande (esse piercing é o que dá mais prazer à mulher).
Guiche - piercing colocado entre o ânus e a base do saco escrotal (é o que mais dá prazer ao homem).
Capuz do clitóris - argola introduzida na pele acima do clitóris.
Lábios internos - argolas
Lábios externos - argolas
Importante: O uso da camisinha é imprescindível para aqueles que possuem piercings genitais, já que a perfuração é uma passagem para infecções como doenças sexuamente transmissíveis.

Nenhum comentário: